BLOG

Biofilia

Natureza está em tudo, mas nem sempre ela faz parte de nossos ambientes.

As pessoas vêm buscando mudar isso, seja no consumo de produtos orgânicos, seja no contato com a natureza, seja nos ambientes. Estamos diante de um processo de mudança de consciência e por uma busca pelo natural.

Arquitetura acompanha esse movimento com a Biofilia, que é a forma de  criar ambientes naturais que melhorem a nossa saúde e tragam maior bem-estar.

A palavra quer dizer amor pela vida (bios = vida; filia = amor) e resgata a ideia de uma relação mais próxima entre o ser humano e a natureza.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma pessoa que é instigada a imaginar um cenário de completo relaxamento, é mais provável que a primeira imagem que venha à mente seja um lugar cercado pela natureza, algo próximo ao mar, montanhas, rio ou fazenda. Você dificilmente imaginará um escritório ou um shopping center como fonte de conforto e relaxamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas embora o termo pareça relativamente novo e esteja se tornando uma tendência nos campos da arquitetura e design, a Biofilia foi usada pela primeira vez pelo psicólogo Erich Fromm em 1964 e depois popularizada nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, quando detectou o quanto a urbanização começou a promover uma forte desconexão com a natureza.

Apesar de existir muitas maneiras de integrar os ambientes e espaços a solução mais popular ainda é o uso de madeira. A madeira é um material natural e versátil e oferece uma ótima conexão com o exterior, estudos mostram que a madeira relaxa o sistema nervoso, diminuindo o estresse, mas aos poucos felizmente temos visto o “verde” entrando nos ambientes e sendo considerado nos projetos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estamos vivendo uma novo momento, onde é fundamental levar em conta o aspecto humano em tudo que se faz, planejar os projetos pensando em promover sensações de bem estar, colocando as pessoas como protagonistas dos espaços e experiências.

O projeto Exhimia da Mesa Amazon ficou surpreendente no espaço Biofílico da loja.

Compartilhe conhecimento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Nascida em 2010 como um pequeno escritório de design e gerenciamento de projetos, hoje a Exhimia é uma das principais referências em planejamento, gestão e execução de soluções para o ambiente do varejo.

Com fábrica e frota própria, produzimos, enviamos e instalamos os nossos materiais em todo o Brasil.

Nossa abordagem holística e especializada, que alia inovação com senso prático, criatividade com embasamento técnico e agilidade com cuidado aos detalhes hoje é seguida e engrandecida pela inspiração, dedicação e disciplina de uma equipe de mais de 50 profissionais, todos altamente capacitados e prontos para qualquer desafio.

Nesse ano de 2021 completamos 11 anos de história e durante esse período fomos responsáveis por projetos e lançamentos de produtos para grandes marcas nacionais e internacionais como Amazon, Motorola, LG, Claro, JBL, Coty, Cimed, Grupo Boticario, Walmart, Via Varejo, entre outros.

Em virtude do momento atual mundial criamos um núcleo focado em atender a demanda de produtos para casa Exhimia Home, além dos equipamentos de segurança para conter a pandemia de Coronavirus, porém, seguimos atendendo as demandas de expositores, quiosques e mobiliários, que é nosso foco principal.

Podemos te ajudar a se proteger e melhorar a experiência da sua marca no retorno das atividades, bem como na sua casa.

Conte com a Exhimia. Cuide-se!

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego.