Pense em uma pessoa que tem dificuldade para dizer não? Essa sou eu. Sempre penso que dá, vou abrindo excessões, mesmo que isso gere para mim (e as vezes para a Exhimia) um trabalhão daqueles.
Quando montamos a Exhimia Home, criamos um mundo de possibilidades. E eu com minha estranha mania de atender todo mundo, confesso que fiquei enlouquecida tentando lidar com todas as solicitações que vieram: familiares, vizinhos, amigos, conhecidos, conhecidos dos conhecidos, todo mundo tinha uma ideia e queria algo personalizado. E por mais que isso seja bom, afinal, não nos traz produtividade e aumenta a chance de erros, além de ser difícil de eu gerenciar isso tudo.
Me convenci que para o bem do negócio e gestão do meu tempo, que não abriria pedidos individuais comigo, direcionaria gentilmente todos para o site ou para a equipe comercial, com um cupom de desconto, claro. : )
Ja temos 80 SKUs em linha, junte-se a isso os “pedidos da Claudia” e imaginem como estavam querendo me esgoelar na fábrica.
Eis que surge no meu celular uma mensagem com a foto do Bambu esmagado em uma vaso minúsculo.
– Vocês fazem vaso de acrílico? O meu Bambu tem 1,40m e está sem espaço, não consigo achar um vaso transparente grande para ele.
Temos que nos determinar a certas coisas, criar objetivos e ir atrás deles, mas também é necessário estarmos abertos a excessões, ter jogo de cintura para saber o que precisa ou não ser feito, o que dá e o que não dá. Toda a rigidez não é bem vinda, é preciso fugir a regra, e tudo bem.
Aprendi com a cliente sobre o Bambu, que se chama Bambu da Felicidade, ela já separou 2 brotos para me dar, Bambu da felicidade se ganha e não se compra. Acabei achando melhor não cobrar o vaso, e ela já comprou mais dois novos produtos.
E assim é a roda da vida, é assim que eu acredito que as coisas tem que ser.
Olhar com cuidado um pedido, ponderar o que dá e o que não dá para fazer, se colocar no lugar do outro, dar atenção para as necessidades das pessoas, dos clientes é o que me move.
Tem alegria melhor que receber uma foto dessas e ver uma pessoa feliz com um bom atendimento?